Sete mulheres concluíram o curso de artesanato oferecido no Instituto Gota Solidária, no bairro Centro de Fortaleza, promovido pelo Instituto SOS Periferia, uma Organização Social cadastrada no programa Qualificar+ do Instituto Centec. O curso proporcionou não apenas qualificação profissional, mas também um importante apoio emocional para as participantes, muitas delas enfrentando enfermidades como a depressão.
O evento de encerramento contou com a presença das representantes do programa Qualificar+, Tamires Aguiar, gestora territorial, e Sofia Portela, assessora jurídica. Também estiveram presentes as coordenadoras da OSC SOS Periferia, Andréia Glays e Cristiane Vale, a presidente do Instituto Gota Solidária, Bárbara Araújo, e Alan Sampaio, coordenador de empreendedorismo da Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará.
A professora do curso, Marie Araújo, destacou o empenho e a superação das alunas, a maioria delas senhoras acima de 60 anos, que enfrentavam quadros depressivos. “O curso foi uma verdadeira terapia para essas mulheres. Elas não só aprenderam uma nova habilidade, como também encontraram uma forma de resinificar suas vidas”, afirmou Marie.
Um exemplo desse impacto é a aluna Iracilda Veríssimo, de 73 anos, que enfrentava depressão há mais de três anos. Emocionada, ela afirmou que o curso foi o melhor tratamento que poderia ter recebido. “Voltei a sorrir e me reencontrei. Esse curso mudou minha vida”, declarou.