Na manhã desta terça-feira (12), o projeto H-TEC, voltado para a qualificação de profissionais no setor de energia renovável, certificou os primeiros 379 multiplicadores em uma solenidade realizada no Senai da Barra do Ceará, em Fortaleza. O evento, transmitido simultaneamente para Juazeiro do Norte e Sobral, marcou a conclusão do 1° ciclo do projeto com a certificação de 164 participantes em Fortaleza, 112 em Juazeiro do Norte e 103 em Sobral.
Estiveram presentes na cerimônia o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; a secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), Sandra Monteiro; o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o presidente regional do Senai, Paulo Holanda; o diretor da Funcap, Jorge Soares; o coordenador do projeto H-TEC, Michael Duarte, e o consultor de energia do Senai, Jurandir Picanso.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do H-TEC para o futuro energético do Ceará. “Estamos preparando uma nova geração de profissionais que vão atuar diretamente na cadeia de energia renovável, um dos setores mais estratégicos para o desenvolvimento econômico do nosso estado e para a sustentabilidade do planeta”, afirmou.
Acrísio Sena, celebrou o impacto da capacitação para o mercado de trabalho local. “O H-TEC é uma oportunidade única de qualificação para centenas de jovens que desejam ingressar em um setor inovador e de alta demanda. Nosso compromisso é continuar oferecendo um ensino de qualidade que dialogue com as necessidades do mercado e das comunidades cearenses”, comentou.
O presidente da Fiec, ressaltou a parceria entre o setor público e a indústria para o sucesso do programa. “Este projeto só é possível graças à união de esforços entre o Governo, instituições de ensino e o setor industrial. Estamos orgulhosos de fazer parte desta jornada”, pontuou Ricardo.
O H-TEC conta com uma carga horária de 360 horas, distribuída entre teoria e prática, sendo as aulas práticas integralmente realizadas pelo Senai em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.