Pesquisadores e produtores de cachaça de Viçosa do Ceará debatem pesquisa e inovação para a cadeia produtiva

  • 24 de março de 2025
Image

Aperfeiçoar os produtos, promover ações de sustentabilidade e melhorar processos. Essas e outras demandas do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça de Viçosa do Ceará foram temas do Seminário de Integração Universidade-Setor Produtivo, promovido pelo projeto Impulsiona Ceará.

O encontro aconteceu em Viçosa do Ceará entre os dias 20 e 22 e contou com a participação de produtores de cachaça do APL e de professores e pesquisadores de instituições de ensino públicas e privadas. O objetivo foi favorecer a troca de conhecimentos e a busca de soluções para inovar em produtos e processos da cadeia produtiva.

Realizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o Impulsiona Ceará acompanha o APL de Cachaça de Viçosa desde 2021, tendo realizado consultorias e uma rodada de negócios e apoiado a instalação do Comitê Gestor do arranjo produtivo.

“O APL de Cachaça é hoje um importante produtor cearense e se destaca nos mercados nacional e internacional pela sua excelência e tradição. Temos a possibilidade de ampliar ainda mais esse espaço já conquistado por meio do estímulo a pesquisas que possam gerar inovação nessa cadeia produtiva”, disse a assessora técnica da Adece, Luana Bandeira.

O seminário começou no dia 20 e incluiu também visitas técnicas a alambiques de Viçosa do Ceará, para os participantes conhecerem as instalações físicas e os processos produtivos das cachaçarias. Participaram do evento professores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Vale do Acaraú (UVA) – campus Serra da Ibiapaba e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – campi Ubajara e Tianguá, além das Faculdades Faculdade Via Sapiens e da Faculdade Uninta.

“Nós temos a teoria e o produtor tem a expertise do dia a dia. As visitas in loco foram momentos de troca de experiências, que nos permitiu identificar junto com os produtores suas demandas, dificuldades, formar pontos de interrogações para começar pesquisas e, junto com a extensão, trazer aos produtores o que é necessário para melhorar a produção deles. Tudo isso envolve uma cadeia produtiva, formada não só pelos produtores, mas pelas pessoas empregadas e seus familiares, o comércio. O que aconteceu aqui foi uma união de forças para buscar o desenvolvimento local e regional que tanto queremos e que a academia busca”, afirmou Gislaine Marques, professora do curso superior de tecnologia em Agroindústria do campus de Ubajara do IFCE.

Lei de Inovação

A coordenadora do Impulsiona Ceará pelo Centec, Elda Tahim, explica que a ideia do seminário no APL de Cachaça de Viçosa do Ceará tem como base a Lei de Inovação (Lei 10.973, de 2004), que trata de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

A legislação, que completou 20 anos em dezembro de 2024, estimula as relações entre instituições de ciência e tecnologia e empresas, visando à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.

“A partir da Lei de Inovação, o projeto pretende estimular relações entre instituições de ciência e tecnologia e empresas. Pesquisa e inovação são hoje dois pilares do desenvolvimento socioeconômico e sustentável e queremos que os APL, como indutores da economia cearense, façam parte dessa corrente.”

Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Lorena Macedo

lorena.crispim@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Renan Honorato

renan.lima@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 99997-4026

E-mail:

comunicacao@centec.org.br