Estudantes do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, da Fatec Cariri, bolsistas de iniciação científica pela Funcap, realizam pesquisa sobre o aporte de fósforo e suas frações em sedimentos de leito da rede de drenagem natural de microbacias urbanas no Cariri cearense.
Com o projeto de pesquisa intitulado “Impactos antrópicos ao aporte de fósforo em sedimentos do leito da rede de drenagem natural de microbacias urbanas no Cariri Cearense, os pesquisadores buscam investigar e analisar as correlações nos processos de retenção e disponibilidade na água superficial e no sedimento. Para isso, os pesquisadores já realizaram a terceira coleta no dia 12 de fevereiro, coletando amostras de águas superficiais em cinco pontos amostrais situados em Juazeiro do Norte e um ponto na nascente do Crato.
A pesquisa é coordenada pela professora e doutora na área de Saneamento Ambiental da Fatec Cariri, Anielle dos Santos Brito, e realizada pelos alunos Joselania Rats, Jeferson Macêdo, Ricardo Temoteo e Joaquim Neto, do curso Superior em Saneamento Ambiental e Clébio Uendel, do curso Superior de Irrigação e Drenagem, e propõe uma nova linha de avaliação da poluição ambiental da rede de drenagem natural de microbacias urbanas no Cariri.
Considerando a vertente científica, a pesquisa poderá contribuir com o conhecimento mais detalhado sobre o ciclo biogeoquímico do fósforo, especialmente em relação à sua dinâmica em ambientes aquáticos e nos sedimentos. Nesse sentido, a proposta corroboraria com a identificação de fontes de fósforo e os processos que levam à sua liberação na coluna d’água e nos sedimentos, o que é crucial para gestão da qualidade das águas na região do Cariri cearense.