O Instituto Centec em parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), realizou a tarde desta quinta-feira (27), no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UVA, em Sobral, a cerimônia da aula inaugural do Curso de Qualificação em Audiovisual.
A oferta do Curso em Audiovisual destaca-se como uma das principais atividades do Visualidades, programa institucional de extensão da UVA coordenado pelo Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (LABOME), que promove a integração entre artes visuais e pesquisa acadêmica.
A Profa. Suyanne Oliveira, pedagoga da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI), representou o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrisio Sena, e salientou a importância da colaboração entre UVA e Centec para fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na área audiovisual.
A reitora da UVA, Profa. Izabelle Mont’Alverne, enfatizou a importância da parceria entre as instituições e destacou o impacto positivo que o curso terá na formação dos alunos e na comunidade.
“Os trabalhos produzidos durante o curso de qualificação irão compor o acervo do evento anual do Projeto Visualidades, que está em sua décima terceira edição, e se caracteriza pela circulação de trabalhos de todo o país e do exterior”, destacou Izabelle, apontando ainda que os trabalhos são apresentados em escolas públicas, ONGs e equipamentos de assistência social em cerca de 13 municípios próximos a Sobral.
Também estiveram presentes no evento os coordenadores do curso, Prof. Nilson Almino de Freitas e a Profa. Telma Bessa Sales; a diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH), Profa. Ana Paula Pinho; o coordenador do CVT de Granja, Francisco José Barbosa (Déde); a coordenadora do CVT de São Benedito, Samara Ferreira; o coordenador do CVT de Santa Quitéria, Lucileudo Gomes; o coordenador do CVT de Viçosa, Marques Jordão; e as técnicas do CVT de Granja, Lucivânia e a do CVT de São Benedito, Rose.