Os docentes do programa de Ensino Médio Integrado (EMI), que estão recebendo a qualificação profissional do Educatech, começaram a implementar as práticas pedagógicas aprendidas no curso nas salas de aulas.
As técnicas de metodologias ativas, ensinadas no Programa Educatech, começaram a ser executadas dentro das salas de aulas onde os professores atuam, nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). Uma das escolas onde essas técnicas vêm sendo utilizadas, é a EEEP José Victor Fontenelle Filho, de Viçosa do Ceará. Os professores cursistas que atuam na escola, levaram o aprendizado do Educatech para dentro da sala de aula, utilizando uma das técnicas estudadas, a técnica dos 6 chapéus do pensamento (Six Thinking Hats).
Essa técnica consiste em apresentar um problema aos alunos, e eles são desafiados a “vestir” um chapéu colorido para opinar sobre o problema de acordo com a característica do chapéu. Ela contribui para tomada de decisões por parte dos alunos, com maior segurança; melhora a compreensão e análise de um problema; proporciona uma maior criatividade na forma de pensar sobre as diferentes situações; promove um pensamento mais crítico e mais criativo; contribui para a melhoria da comunicação entre os membros de uma equipe e promove a qualidade das tomadas de decisão.
Para o professor, Eranildo Teles, do IFCE de Paracuru, tutor responsável por uma das turmas do curso de Metodologias Ativas, ver que os cursistas estão implementando as práticas pedagógicas aprendidas no programa nas suas escolas, é um sinal de que os docentes estão comprometidos em mudar o contexto pedagógico atual.
“As metodologias ativas visam apoiar o aprendizado e a interação dos alunos, colocando-os no centro do processo de aprendizagem, promovendo sua participação ativa e crítica. Eu fico muito feliz quando me deparo com situações em que os cursistas, realmente, se comprometem a mudar o contexto pedagógico em que atuam e fazem isso na prática, na implementação simultânea do que estão aprendendo e aplicando nas suas escolas”, destaca ele.
O Educatech visa a disseminação de metodologias para tornar aulas mais motivadas e melhor assimiladas pelos alunos promovendo assim uma melhoria no processo ensino-aprendizado. O projeto envolve mais de 100 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) de todo o Estado do Ceará e contempla mais de 800 professores da rede Estadual.