Matriz avalia impactos dos negócios do APL de Mandiocultura de Salitre na economia regional

  • 21 de fevereiro de 2025
Image

O projeto Impulsiona Ceará desenvolveu uma ferramenta pioneira para avaliar detalhadamente os impactos econômicos dos negócios que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Mandiocultura de Salitre. Trata-se de uma Matriz Insumo-Produto,  tabela que demonstra todas as relações de compra e venda do setor, que, quando relacionadas, fornecem dados sobre a economia local.

A aplicação é uma das ações do projeto, que é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Segundo Christiano Penna, economista que integrou a equipe de desenvolvimento da ferramenta, a Matriz Insumo-Produto do APL envolveu técnicas avançadas que incluíram informações coletadas diretamente em pesquisas de campo. Ele ressalta que um dos pontos importantes alcançados foi a possibilidade de caracterizar o APL de Mandiocultura, que não é tradicionalmente identificado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do IBGE.

“A Matriz oferece uma visão muito detalhada e realista do APL. Agora, podemos entender melhor como o trabalho é distribuído, o valor que é agregado à economia local e qual é a contribuição do APL para o PIB do município. Além disso, nossa estrutura nos permitiu explorar detalhadamente como o APL impacta tanto a oferta quanto a demanda de insumos na economia. Trata-se de uma ferramenta inovadora que será muito útil para gestores públicos e formuladores de políticas. Ela oferece informações importantes que podem orientar decisões estratégicas e investimentos no desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Salitre.”

Por meio da matriz, a equipe técnica pode criar uma base de dados que avalia o reflexo do APL de Mandiocultura na geração de emprego, no PIB, na massa salarial e nas arrecadações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Esse é um projeto-piloto que pode ser replicado em outros APL do estado. Por meio dele, verificamos que cerca de 30% dos empregos gerados em Salitre são originados por negócios ligados à produção de mandioca. Além disso, tais empreendimentos impactam em cerca de 17% o Produto Interno Bruto (PIB) do município”, comenta o assessor de Inteligência e Projetos Especiais da Adece, Maurício Baca. A partir dos resultados alcançados com a ação, a Adece agora articula novas parcerias para ampliar o alcance da metodologia.

Sobre o Impulsiona Ceará

O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.

O Impulsiona Ceará conta com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Lorena Macedo

lorena.crispim@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Renan Honorato

renan.lima@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 99997-4026

E-mail:

comunicacao@centec.org.br