O Centro Vocacional Técnico (CVTec) São Gonçalo do Amarante passará a contar com o curso técnico de nível médio em Sistemas de Energia Renovável. A unidade, que é mantida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), recebeu o aval do Conselho Estadual de Educação (CEE) para ofertar a primeira turma.
A Portaria 239/2024, que reconhece o curso, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 16. Com isso, a formação passa a ser ofertada em duas unidades do Centec – em abril, o CEE autorizou o início do curso na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, com 45 vagas.
Para o presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, a criação do curso e as respectivas autorizações de início da oferta das primeiras turmas convergem com o início dos trabalhos do projeto H-TEC, do Governo do Ceará, que visa qualificar profissionais e fortalecer a cadeia produtiva de energias renováveis no Ceará. O Centec é uma das instituições que faz parte do projeto.
“A autorização para iniciarmos o curso em São Gonçalo do Amarante vem em um momento muito oportuno, pois a região é um polo importante para a geração de energia solar e eólica e, muito em breve, de hidrogênio verde. O Centec se antecipou a essa estratégia e agora vamos correr junto nesse processo promissor.”
Os alunos do novo curso serão selecionados dentro da base de inscritos no período de pré-matrícula, realizada entre novembro e dezembro de 2023. As aulas serão realizadas à noite na modalidade presencial. O curso é gratuito e tem duração de cinco semestres.
Os CVTecs e as Fatecs são unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações de educação profissional e tecnológica no estado.