Qual a influência das relações étnicos-raciais na interiorização da ciência? Esse foi o mote de um debate realizado na Escola de Ensino Médio (EEM) Professor José Maria Campos de Oliveira nesta segunda-feira, 26, que abriu a programação da X Mostra Científica e do qual o Instituto Centec participou.
Localizada no Conjunto Ceará, a unidade, que oferta o Ensino Médio para jovens do bairro, promoveu o debate como forma de integrar os alunos e discutir temas que se refletem na realidade deles.
“Um dos papéis do Centec é levar conhecimento para os municípios cearenses e nosso principal público é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade. Buscamos atingir prioritariamente pessoas cadastradas em programas sociais, idosos e sensibilizar os chamados “nem-nem” – jovens que nem estudam nem trabalham, para o quanto o conhecimento abre novas perspectivas”, destacou Emanuel Mariano, coordenador da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Centec, que representou a instituição no evento.
Na sua fala aos estudantes, ele destacou ainda a parceria do Centec com o Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Inovação do Ceará (IFCE) para levar as ações de qualificação profissional para mais próximo das comunidades tradicionais e dos povos originários.