Viçosa do Ceará recebe nesta sexta-feira, 22, a Rodada de Negócios Impulsiona Ceará, que vai reunir produtores de cachaça do município e potenciais compradores no Complexo do Céu, na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O evento é uma das ações do projeto no Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça de Viçosa do Ceará.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Participantes
Cerca de 30 cachaçarias estão inscritas para apresentar e negociar seus produtos. Os critérios de participação incluíram ter registro regular no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como produtor de cachaça, além de capacidade produtiva para atender os compradores e práticas sustentáveis, dentre outros quesitos.
Entre os compradores, estarão distribuidoras, supermercados, restaurantes e importadoras – inclusive com participação remota a partir de Portugal e Espanha. O evento conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e da Prefeitura de Viçosa do Ceará.
Turismo
A rodada promete não se limitar à cachaça. Diversos produtores aliam sua produção ao turismo rural, que envolve passeios aos alambiques e a divulgação da tradição e da história de Viçosa do Ceará. Neste ano, a cachaça produzida na cidade conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Sebrae promoveu com os produtores participantes uma oficina preparatória para a rodada de negócios.
O Impulsiona Ceará também orientou a criação do Comitê Gestor do APL de Cachaça de Viçosa do Ceará. Trata-se de um órgão colegiado que tem o objetivo de fortalecer a governança do arranjo produtivo com estratégias e ações que reúnam os diversos atores envolvidos na cadeia produtiva.
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.