Em um grande círculo, empresários de diversos setores relacionados ao turismo de Amontada, no Litoral Leste cearense, debateram sobre desafios, dificuldades e oportunidades da atividade. O momento, realizado na quinta-feira, 17, fez parte da primeira atividade do projeto Impulsiona Ceará na região, com o objetivo de desenvolver um plano estratégico participativo para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo de Amontada.
O Impulsiona Ceará é idealizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e conta com apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
“Esse plano é um roteiro que define estratégias de ação para que esse APL consiga crescer de forma ordenada. Quais ações são prioritárias? Quais dessas ações prioritárias são capazes de gerar resultados mais significativos para fortalecer esse APL? Nós queremos definir essas questões com os empresários, donos de bares e restaurantes, representantes das associações e demais atores da cadeia do turismo”, explica a coordenadora técnica do projeto no Instituto Centec, Elda Tahim.
Os vários pontos discutidos entre os empresários foram relacionados em dois quadros pela equipe técnica do Impulsiona para iniciar a construção de uma matriz swot (que elenca em um quadrante forças, fraquezas, ameaças e oportunidades).
“O turismo é uma cadeia que carrega muitas outras junto e precisa se fortalecer para mostrar sua cara. Nós estamos aqui para construir um plano estratégico junto de vocês, escutando as dores, vendo o que vocês têm de melhor e o que vocês vão apontar frente a outras rotas turísticas na promoção do turismo sustentável. Essa é uma construção de vocês para o Governo”, disse a gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima.
Turismo regional
A região de Amontada é conhecida por seus cenários paradisíacos e propícios à prática do windsurf e do kitesurf. Segundo informações da pesquisa de campo realizada pelos pesquisadores do Impulsiona Ceará em 2022, as praias, antes frequentadas sobretudo por turistas estrangeiros, passaram a receber visitantes de todo o Ceará após o período da pandemia de Covid. Além dos esportes e das belezas naturais, o local também chama atenção pela gastronomia, que se utiliza de peixes, frutos do mar e de coco nas preparações.
É esse conjunto de serviços que dá impulso à economia da região ao longo dos últimos 20 anos, período em que o PIB de Amontada experimentou um crescimento de 73%. Dados levantados pelo Impulsiona Ceará com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2024 revelam que o número de empresas turísticas no município passou de apenas quatro em 2006 para 87 em 2022 – um aumento de 2000%, ao passo que o número de empregos formais cresceu mais de 4000% no mesmo período, passando de 8 para 337 postos.
Para o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Amontada (AMO), Lucas Marques, o Impulsiona Ceará vem ao encontro de outras iniciativas que visam apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável.
“Uma das nossas questões centrais é o uso correto dos nossos recursos. Existe uma conscientização para isso, há vários empreendimentos que realizam a separação dos resíduos sólidos, que fazem compostagem, mas a destinação final desses resíduos ainda não está ordenada. Como essa preocupação está no nosso DNA e temos a vontade de fazer, é possível convergirmos para sermos um destino sustentável, com a capacidade de nos diferenciar como destino sustentável e de bem-estar.”
A secretária de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Amontada, Deusiane Holanda, ratificou a importância do trabalho conjunto. “Sabemos que nosso litoral é procurado e que nosso destino avançou. Quanto mais avançamos, mais os desafios vêm. Fico feliz em ver pessoas que se preocupam em buscar soluções. As parcerias são sempre bem-vindas.”
Também participaram do evento a coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Amontada, Divani Gomes, representando o Instituto Centec; e o gerente da regional de Itapipoca do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jacob Bandeira.
Sobre o programa Impulsiona Ceará
O Impulsiona Ceará é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Secretaria do Trabalho (SET). O programa tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará e também pela realização de consultorias, planos estratégicos e eventos. Do total de aglomerados identificados, foram mapeados 36 APL.