O projeto Impulsiona Ceará foi apresentado nesta terça-feira, 03, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para a articulação de ações conjuntas em benefício dos produtores rurais e agricultores familiares dos Arranjos Produtivos Locais (APL) cearenses.
O encontro reuniu a equipe técnica do projeto, o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, a secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Monte Lopes, e a assessora técnica da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Luana Bandeira.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Adece, que visa apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL), realizando consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades. As ações são executadas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Convergência
Para Luana Bandeira, a SDA é um ente estratégico devido à sua capilaridade e extensa atuação no território cearense. “A fase atual do projeto tem o objetivo de modernizar a base produtiva dos APL, e muitos desses arranjos atuam no setor agropecuário. A articulação com a SDA é relevante para que possamos fortalecer o apoio aos produtores e agricultores.”
O secretário executivo da SDA citou diferentes frentes da secretaria que convergem com o Impulsiona Ceará, como os projetos São José e Sertão Vivo. “Há muitos elementos que aproximam a SDA do projeto Impulsiona Ceará, principalmente pela intencionalidade de identificar desafios de desenvolvimento do interior e de impulsionar os negócios. Essa convergência poderá gerar ações articuladas concretas”, ressaltou Marcos Marcos Jacinto.
Irineuda Lopes citou ainda o projeto Paulo Freire, que será expandido para mais municípios, e a ênfase em formar lideranças entre jovens e mulheres. “Como integrantes do Estado, precisamos fazer a articulação dessas ações e levar as políticas públicas para o campo.”
Impulsiona Ceará e os APL
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.
Doze desses APL têm suas atividades ligadas ao setor agropecuário: Fécula de Mandioca de Mauriti; Mandiocultura de Salitre; Apicultura de Nova Russas; Apicultura de Crateús; Café Sombreado de Baturité; Pingo D’água de Quixeramobim (hortaliças e frutas irrigadas); Caprinocultura de Jaguaretama; Cajucultura de Barreira; Mantas de Carneiro de Tauá; Agricultura Orgânica da Serra da Ibiapaba; Queijo de Jaguaribe; Cachaça de Viçosa do Ceará.