Oito empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do polo produtivo de móveis, localizado na cidade de Marco, estão recebendo capacitação na área de gestão de processos por meio do programa Impulsiona Ceará. A iniciativa acontece até janeiro de 2023 e visa viabilizar novas oportunidades para o desenvolvimento e ampliação de negócios da região.
O APL de Marco conta com 66 empresas formalizadas que produzem móveis e estofados residenciais para hotéis, restaurantes, shoppings, hospitais e setor da construção civil. A cidade fica na “rota da madeira” (que sai do Pará em direção a Fortaleza) e é tida como uma região de destaque na área da marcenaria.
Atualmente, os produtos feitos na região são escoados principalmente para os estados do Ceará, Pernambuco, Pará e Maranhão. Os produtores também exportam seus produtos para países como Estados Unidos e México. A marcenaria é a principal atividade econômica de Marco e carrega com ela a tradição de passar os conhecimentos técnicos de geração para geração.
“As empresas precisam estar sempre inovando para serem competitivas. Apesar de sermos um polo consolidado, o mercado é muito dinâmico e precisamos nos aperfeiçoar. Essa consultoria nos ajuda a entender como melhorar a relação da empresa com o cliente”, disse Júnior Osterno, presidente do Sindicato das Indústrias de Mobiliário do Ceará (Sindmoveis).
A consultoria tem duração de quatro meses. Durante as formações, estão sendo coletadas informações individuais e dos grupos para o mapeamento e identificação das necessidades de cada empresa.
“A consultoria pretende identificar as restrições da empresa e mostrar soluções para elas, melhorando a produtividade. Esse trabalho já foi realizado antes em duas empresas no APL de Móveis de Marco e, dada a melhora significativa que as empresas tiveram, o Impulsiona Ceará está ofertando essa nova capacitação”, pontuou Luana Bandeira, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).
A iniciativa de apoio aos produtores cearenses é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), apoiada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são formados por atores econômicos, políticos e sociais, localizados em um território, desenvolvendo atividades produtivas especializadas em um determinado setor. Ao longo de dois ciclos do Programa, iniciado em 2021, a equipe técnica do Impulsiona Ceará já identificou 35 APLs em todo Estado.
O programa Impulsiona Ceará fez diagnósticos pormenorizados em alguns destes APL, sendo o de Marco um dos contemplados. O plano de desenvolvimento do APL inclui a consultoria de gestão de processos.
“A consultoria caracteriza-se como um novo procedimento para gerenciar processos de fabricação e decisões organizacionais em situações nas quais existam diversas restrições. É uma metodologia científica que permite enfocar as soluções aos problemas críticos da empresa, para que possam assegurar seu processo de melhoria contínua”, explicou o economista Marcos Renan Magalhães, pesquisador da equipe multidisciplinar do Instituto Centec.
O empresário Júnior Osterno ressaltou a importância da capacitação e de manter os produtores atualizados. “Todos os participantes estão muito satisfeitos e até pediram mais tempo de consultoria. Tem empresa que chega a dobrar a produtividade após esses momentos de capacitação”, afirmou o presidente do Sindimoveis.