Com centenas de visitantes, a Feira do Conhecimento Regional (FdCR) Litoral Leste, realizada no município de Beberibe, nos dias 19 e 20 de abril, contou com uma programação inteiramente gratuita e atraiu estudantes, professores, empreendedores e gestores da Região Leste, que compreende os municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Pindoretama.
A solenidade de abertura contou com as presenças da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Sandra Monteiro; do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti) do Instituo Centec, Cleyton Monte; e da prefeita de Beberibe, Michele Queiroz.
O evento foi palco para um desfile que marcou o encerramento do curso de Costureiro, ministrado pelo Laboratório de Design e Moda do CVT Beberibe. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as peças exclusivas produzidas como trabalho de conclusão do curso.
“Essa feira é o ponto alto de todo um esforço de parcerias envolvendo a Secitece, prefeituras, CVTs e as universidades. Um evento como esse leva tempo para ser feito, precisa de articulações. Todos os organizadores estão de parabéns por terem executado a Feira do Conhecimento do Litoral Leste de forma tão bonita”, disse Cleyton Monte.
Programação
A FdCR contou com as palestras “Da luneta de Galileu aos telescópios voadores”, com o diretor do Planetário Rubens Azevedo, Dermeval Carneiro; e “Marketing Digital: estratégias comprovadas para destacar seu negócio na Internet”, com o consultor e gestor da CONDE MKT Digital, Antony Conde.
O evento também teve as Mostras “Ceará faz Ciência”, “Games e Robótica” e “Empreendedorismo”, além de sessões gratuitas do Planetário Móvel e da “Noite das Estrelas”. O laboratório móvel do projeto Ciência Itinerante também esteve presente, com monitores fazendo apresentações de experimentos em diversas áreas do conhecimento.
A feira também marcou as comemorações dos 30 anos da Secitece e, na oportunidade, a secretária também reforçou o empenho do órgão estadual em viabilizar a popularização da Ciência, destacando a relevância dos saberes em seus mais diversos locais de origem: na escola, no ambiente de trabalho, em casa, etc. “A Ciência está onde o conhecimento é trabalhado”, disse Sandra Monteiro.