O campus da Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC) Sertão Central é sede de oficinas, palestras e de outras atividades da quarta edição da Copa Leite, feira temática sobre a pecuária leiteira que acontece até sábado, 12/11, em Quixeramobim.
Segundo o diretor da FATEC Sertão Central, professor Jardel Paixão, fazer parte da feira traz destaque às contribuições da faculdade para o fortalecimento da cadeia do leite.
“O fato de a FATEC sediar algumas das atividades do evento diz muito sobre a relevância da pesquisa científica para promover inovações no setor. Estamos atentos e em consonância com as novas demandas.”
A FATEC Sertão Central demonstra durante a Copa Leite pesquisas como a de hidroponia com água de reúso de ar-condicionados e bebedouros e oferece análises gratuitas de leite por meio do Laboratório da Qualidade do Leite (LaqLeite). A faculdade também apresentou a tecnologia de silagem que associa fenos de gliricídia e leucena ao BRS Capiaçu (um clone do capim-elefante), para produzir alimento de melhor qualidade para o gado.
Além disso, professores da unidade promoveram oficinas. A de Produção de Queijos, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), resultou em sabores inovadores. Os docentes também participaram do júri do Festival do Queijo e fazem parte da supervisão da produção do intitulado maior queijo coalho do mundo, que será apresentado nesta sexta, 11/11.