Na segunda-feira 14 de agosto, em um evento online aconteceu o encerramento do curso de Libras, trazendo um momento de grande significado para todos os envolvidos. As turmas do módulo básico, num total de três, celebraram o término dessa etapa com grande emoção. A presença do diretor-presidente do Instituto Centec Acrísio Sena e do Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte, realçou a importância desse marco.
Durante o evento, os alunos brilharam ao apresentar um coral emocionante em Libras, demonstrando o domínio adquirido ao longo do curso. Os depoimentos comoventes dos participantes, também em Libras, acrescentaram uma dimensão pessoal e autêntica à ocasião. O evento não somente celebrou a conquista educacional, mas também celebrou a inclusão e a valorização da língua de sinais.
Além das figuras centrais do evento, a professora Tânia Maria do Instituto Federal do Ceará, em Aracati, e a professora Flávia Roldan, do Rio Grande do Norte, compartilharam seus insights e enriqueceram a experiência de todos. A participação das professoras Rejane Moreira e Mariana Moreira, responsáveis pelas formações, reforçou o compromisso com a qualidade do curso e o sucesso dos alunos.
Esse encerramento foi mais do que um simples término de curso. Foi um momento de celebração da cultura, do aprendizado e da diversidade. Através da lingua universal das mãos, as barreiras foram superadas e a conexão entre as pessoas foi fortalecida. O evento não apenas concluiu as turmas, mas também semeou o desejo contínuo de aprendizado e inclusão.
“Aproposta da formação em Libras é fantástica, mesmo sendo um curso totalmente online, a evasão e muito baixa. O curso é extremamente importante para garantir a efetivação da comunicação com a pessoa surda, possibilitando a inclusão a uma sociedade mais justa, mais diversa, além de cumprir um dispositivo legal da lei brasileira de inclusão.” Apontou Virgínia Tavares, Coordenadora do CVT Beberibe