Na manhã desta quinta-feira (12), o diretor-presiente do Instituto Centec, Acrísio Sena, esteve ao lado do secretário da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), David Rattacazo, do secretário executivo da pasta, Estevão Romcy, juntamente com o governador, Elmano de Freitas, para celebrarem o atendimento em castração animal de número 10 mil, do programa Pet Ceará Móvel.
O programa leva atendimento gratuito aos animais em todo o estado, com consultas, encoleiramento antiparasitário, castração e exames preparatórios para a castração. Cada unidade fica duas semanas no mesmo local, de forma a assegurar a assistência dos animais castrados, que precisam tirar pontos e passar por revisão.
Inaugurada em maio, a Sepa comemora este marco chegando perto da meta estabelecida que é de 14 mil atendimentos em todo o estado, neste primeiro funcionamento.
“Chegamos hoje a marca de 10 mil atendimentos em castração e a nossa ideia é ampliarmos essas ações de atendimentos para Fortaleza e todo o estado. Estamos revolucionando a política pública de proteção animal no Ceará, levando atendimento gratuito aos animais para dentro das comunidades de Fortaleza, perto das casas de seus tutores”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) vem realizando ações e programas que garantem o cuidado e o atendimento aos animais em todo o estado. As ações envolvem consultas, castrações e cirurgias de baixa complexidade, exames laboratoriais e internação.
O Instituto Centec é o responsável pela prestação de serviços essenciais da Sepa. Por meio de um contrato de gestão formalizado em abril, a entidade promove campanhas de educação permanente para controle populacional de animais domésticos, suporte veterinário, infraestrutura e divulgação de materiais educativos relacionados à proteção animal.