A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central atuou como parceira do Centro Nacional de Pesquisa de Algodão (CNPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em uma pesquisa sobre variedades de algodão ideais para serem cultivadas no semiárido nordestino. O resultado dos experimentos foram publicados na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Agriambi), publicação classificada como Qualis A pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Realizada com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), a pesquisa foi desenvolvida na Fazenda-Escola da Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, durante os anos de 2018 e 2019. Para tanto, foram utilizadas cultivares desenvolvidas pela Embrapa Algodão.
“Nosso trabalho foi realizar um ensaio de competição para observar as melhores variedades criadas pela Embrapa, de forma a definir o melhor material genético para ser cultivado nas condições do semiárido brasileiro”, explica o professor Jardel Paixão, diretor da Fatec Sertão Central e um dos integrantes da pesquisa.
Ele também celebra o fato de o artigo ter sido aceito em uma publicação de renome. “A divulgação de artigos publicados em revistas científicas classificadas como Qualis A é de suma importância para diversos atores envolvidos na produção e disseminação do conhecimento científico, pois essas publicações são reconhecidas por seu rigoroso processo de revisão por pares, o que garante que os trabalhos publicados atendem aos mais altos padrões de qualidade e relevância científica. Divulgar esses artigos reforça a excelência da pesquisa desenvolvida e confere maior credibilidade aos autores e suas instituições.”