Uma oficina promovida pelo projeto Impulsiona Ceará reuniu apicultores de Independência para produzir balas de mel e mel cremoso, como meio de diversificar as atividades do Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura de Crateús.
A atividade, realizada na quarta-feira, 2, integra as ações do projeto Impulsiona Ceará, iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE). No próximo dia 9 de abril, os apicultores de Crateús receberão essa oficina, que será realizada no campus do IFCE do município.
Realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, a oficina contou com a participação de mais de 20 produtores rurais e seus familiares e faz parte de uma série de consultorias que têm como objetivo capacitar os apicultores para que possam ampliar seu portfólio de produtos e agregar valor à produção local.
Dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os municípios de Crateús e Independência produziram, juntos, 231 toneladas de mel de abelha, totalizando R$ 1,7 milhões. O APL de Apicultura de Crateús envolve mais de 200 produtores de mel, segundo o IBGE.
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos APL no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.