Na manhã desta segunda-feira (16), o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, juntamente com o diretor da Deti, Cleyton Monte, estiveram presentes no III Encontro Estadual de Coordenadores de Polos UAB do Ceará, a convite da coordenadora do CVT Beberibe e representante do Nordeste no Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, Virgínia Tavares.
O encontro acontece durante dois dias (segunda e terça-feira), em Beberibe, e reúne todos os coordenadores dos Polos UAB do Ceará para discutir estratégias de universalização do sistema UAB no estado, além de propor mecanismos inovadores para o ensino superior, pesquisa e extensão.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) hoje conta com 1005 polos espalhados por todo o país, e no ceará já são 65 com a meta de ampliar esse número para 103, com a criação de mais 38 polos em todo o estado.
“O desafio é levar ensino superior gratuito para todos os municípios do Ceará, transformando o ensino superior acessível a todos com interiorização do ensino”, ressaltou o reitor da Uece, Hildebrando Soares.
O Centec, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), apoia a oferta de cursos superiores na modalidade EAD em nove polos UAB instalados nos municípios de Beberibe, Maranguape, Aracoiaba, Jaguaribe, Russas, Barbalha, Brejo Santo, Missão Velha e São Gonçalo do Amarante.
“O Polo UAB de Beberibe é um importante instrumento de educação superior para a região do litoral leste e tem um papel transformador na acessibilidade do ensino superior gratuito para todos. E nós, enquanto Centec, temos o compromisso de fortalecer essa parceria para que possamos ampliar a capilaridade do Polo na região”, destacou Acrísio Sena.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil opera em regime de colaboração entre a Capes, as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) integrantes do Sistema UAB e os demais mantenedores de polo.
Estiveram participando também do encontro, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Inácio Arruada, o reitor da Uece, Hildebrando Soares, entre outras autoridades da região e professores.