A comunidade de Pocinhos, localizada no município de Graça, recebeu a oficina de Aproveitamento do Caju na Alimentação Humana, oferecida pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Benedito.
As aulas foram ministradas pela professora e tecnóloga em agroindústria Aline Cristina Brito Veras. Ao todo, 21 mulheres, a maioria em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, foram capacitadas e aprenderam a utilizar a carne do caju para produzir diversos produtos, incentivando o empreendedorismo e promovendo oportunidades de emprego e renda.
De acordo com a coordenadora do CVT de São Benedito, Samara Costa, a comunidade necessitava dessa qualificação, uma vez que o caju é abundante entre os meses de outubro e novembro.
“Esse curso trouxe uma oportunidade incrível para essas mulheres, pois o caju é um dos principais frutos da região. Com a capacitação elas podem transformar o caju em diversos produtos, promovendo o empreendedorismo e possibilitando uma nova fonte de renda para essas famílias. Nosso objetivo é incentivar o aproveitamento integral dos recursos locais e fortalecer a economia da região, proporcionando autonomia e mais qualidade de vida para essas mulheres. Estamos muito felizes com os resultados e com o engajamento da comunidade”, pontua.
Sobre os CTVs
Os CVTs são unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações de educação profissional e tecnológica no estado.