De hoje (2) até o dia 5 (sexta-feira) acontece a Festa Anual das Árvores no município de Quixeré. O evento é uma realização da secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) em parceria com prefeitura municipal de Quixeré, o Instituto Centec por meio do CVT e Departamento de Meio Ambiente Municipal.
O CVT Quixeré participa do evento há 23 anos, sempre com uma programação diversificada, educativa e instrutiva. A programação deste ano conta com exposição fotográfica, blitz ambiental, visitas de escolas, microscopia vegetal, roda de conversa: Saúde Emocional, oficina de LIBRAS com temas ambientais, árvore da leitura, arborização, leitura ao ar livre, feira de plantas e contação de histórias, projeto Farmácias Vivas, palestras e distribuição de mudas medicinais, frutíferas e nativas.
Localizado no centro da cidade de Quixeré, o CVT ocupa uma área composta por várzea, próximo à Chapada do Apodi, Rio Jaguaribe e Barragem Quixeré, cercado por carnaubais que compõem a floresta da caatinga. Um espaço arborizado com diversidade de espécies de plantas, ambiente perfeito para acontecer a programação da Festa Anual das Árvores. Neste primeiro dia de programação, o CVT Quixeré recebeu os alunos da Escola Padre José de Anchieta, da comunidade Cercado do Meio, eles conheceram a farmácia viva, a exposição, e as plantas cultivadas no CVT.
Este ano a temática escolhida foi intitulada de “Ceará sem fogo — Todos juntos contra os incêndios florestais”, um momento para repensar nossas ações contra o planeta e nossas florestas e matas.
A Festa Anual das Árvores é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, em que são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado visando conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.
O CVT Quixeré é um dos 28 CVTs distribuídos no Ceará. As unidades promovem educação profissional com a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que incluem aulas teóricas e práticas. Também possuem laboratórios, bibliotecas e outros espaços disponíveis para a comunidade e promovem parcerias institucionais para ampliar o alcance de suas ações.