A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), realizou nesta quinta-feira (5), a formação de 154 alunos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Maracanaú, pelos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
A noite celebrou a formação das turmas de Informática para o Mundo de Trabalho, Manutenção de Motocicleta, Instalador Predial de Baixa Tensão e Auxiliar Administrativo.
O evento foi organizado pelo coordenador do CVT, Jeová da Costa, e contou com a participação do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Cleyton Monte; com a coordenadora do CVT Fortaleza, Fabíola Damasceno; com a assessora da Secretaria de Educação, Caroline Nepomuceno; com a diretora do SINE Municipal, Socorro Lima e com a coordenadora de qualificação profissional da Secitece, Katiane Queiroz.
Para Jeová, a capacitação dos novos profissionais é um fator promissor para adentrar no mercado de trabalho, uma vez que o CVT tem parceria com o SINE e possui o credenciamento dos alunos para futuras contratações. “Essa parceria entre qualificação e empregabilidade fortalece o desenvolvimento socioeconômico local, ampliando as oportunidades de inserção profissional e fomentando o crescimento das empresas da Região”, destaca.
Cursos FIC
Mantidos pela Secitece, por meio do Centec, os CVTs promovem educação profissional com a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que incluem aulas teóricas e práticas. Também possuem laboratórios, bibliotecas e outros espaços disponíveis para a comunidade e promovem parcerias institucionais para ampliar o alcance de suas ações. Há 28 CVTs em diferentes cidades cearenses.