Por meio de Termo de Cooperação Técnica, o CVT Maracanaú articula junto à Câmara de Vereadores do município, com intermediação do vereador Júlio César, a oferta de cursos de qualificação profissional para a comunidade indígena Pitaguari.
O convênio está sendo articulado com a Câmara Municipal de Maracanaú, que recebeu o termo das mãos do coordenador do CVT, Jeová Costa, do diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, e do coordenador do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), Benevaldo Vieira.
A articulação visa ofertar os cursos de Hortas Medicinais e Hortaliças Sem Agrotóxico, para que a partir da formação a comunidade seja autossustentável e fortaleça a economia local com a comercialização dos produtos fabricados pela própria comunidade para o município em feiras e comércio, gerando emprego e renda.
Essa não é a primeira vez que o CVT Maracanaú realiza cursos na Comunidade Pitaguari, a comunidade já havia realizado o curso de panificação, porém desta vez a demanda é para cursos voltados para hortas e medicinas naturais.