O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortim representa o Instituto Centec na I Conferência Municipal de Cultura, realizada nesta quinta-feira (26), em Fortim. A coordenadora do CVT Fortim, Tânia Santana, é quem representa a unidade.
Com a temática “Democracia e Direito à Cultura”, a conferência é umespaço para o debate sobre as diretrizes e prioridades das políticas públicas municipais de incentivo, apoio e suporte à cultura na cidade, como forma de assegurar o acesso à arte e cultura a todos.
Para Tânia, o Centec tem importante contribuição a dar na Conferência a partir de sua experiência na proposição de políticas educacionais que impactam a cultura. “Trabalhamos com jovens e adultos em nossos cursos, entre outras ações locais, e não podemos ficar de fora do debate cultural no município. É muito importante o Centec, por meio do CVT, estar participando desse momento, para ter voz e possa propor soluções educacionais ligadas à cultura.”
Na ocasião, os participantes foram distribuídos em eixos para o debate das propostas, o CVT Fortim está no eixo 6 “Direito às Artes e Linguagem Digital”. Em seguida, foram escolhidos os delegados que representarão o município de Fortim na Conferência Estadual.
Além disso, o CVT Fortim está engajado no debate sobre as políticas pública educacionais e culturais no município, tendo assento representativo no Conselho de Cultura Municipal, sendo Conselheira Titular, a coordenadora do CVT, Tânia Santana, e como suplente, Luciano Souza.
Os CVTs são unidades geridas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.