No último dia 17 (quarta-feira), o CVT Polo UAB Beberibe realizou a cerimônia de certificação de 20 alunos do curso de Cultivo e Produção de Hortas, com a entrega de uma horta comunitária para a comunidade de Ponta D’Água II, localidade do município.
Uma demanda solicitada pela Associação de Moradores da comunidade, a formação durou 15 dias com carga horária de 60 horas, tendo o objetivo de entregar uma horta comunitária que será mantida pela escola e comunidade de Ponta D’Água II, para que possam seguir com o cultivo das hortaliças e verduras para o consumo próprio, além de também comercializarem o cultivo excedente, gerando renda para toda a comunidade.
A horta comunitária foi implementada na escola municipal São Vicente de Ponta D’água II, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Assistência Social, que deram todo o apoio à formação e ao projeto da horta comunitária.
O espaço visa promover a boa alimentação e o cultivo de verduras e hortaliças pelos próprios moradores, além de fomentar a renda familiar e coletiva, gerando sustentabilidade local.
“A comunidade está muito feliz com o resultado da horta, eles haviam pedido esse curso faz um tempo e ficaram encantados com a formação, pois foi a primeira vez que tiveram essa oportunidade. Além disso, o curso possibilitou a integração e trabalho coletivo que envolveu, não só os alunos do curso, mas também toda a comunidade de Ponta D’Água II”, ressalta Virgínia Tavares, coordenadora do CVT Polo UAB Beberibe.
Estiveram presentes na cerimônia Paulo Henrique, superintendente do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (COMARES UCV), e Alexandre Alves, representando a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Beberibe (Amabe), além de representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Assistência Social, a diretora da escola e o presidente da Associação.