A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), promoveu nesta sexta-feira (23), a formação de 93 alunos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe, pelos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
A noite celebrou a formação das turmas de Informática, Excel, Assistente Administrativo, Inglês juvenil aplicado ao Turismo e Costura. Na cerimônia, os alunos formandos do curso de Costura promoveram um desfile com criações próprias desenvolvidas em sala de aula.
O evento foi organizado pela coordenadora do CVT, Virgínia Tavares e contou com a participação do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Cleyton Monte; com o assessor da Deti, Marciano Oliveira; e com a coordenadora de qualificação profissional da Secitece, Katiane Queiroz.
“A missão do Centec é oferecer educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral de cada um de vocês. Com essa formação, os novos profissionais estão aptos para entrar no mercado de trabalho e crescer em suas carreiras. O futuro é promissor e vocês estão capacitados”, disse Cleyton.
Além disso, o evento também celebrou a entrega de diplomas de especialização em Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Polo UAB de Beberibe.
A solenidade também comemorou os 25 anos da rede CVT que ao longo desses anos desempenhou um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento local.
Cursos FIC
Mantidos pela Secitece, por meio do Centec, os CVTs promovem educação profissional com a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que incluem aulas teóricas e práticas. Também possuem laboratórios, bibliotecas e outros espaços disponíveis para a comunidade e promovem parcerias institucionais para ampliar o alcance de suas ações. Há 28 CVTs em diferentes cidades cearenses.