Nove mulheres em situação de vulnerabilidade social concluíram, na tarde desta sexta-feira (6), o curso de panificação realizado no Instituto Vidas, localizado no bairro Sapiranga, Fortaleza. A capacitação foi promovida pelo Instituto SOS Periferia, OSC cadastrada no programa Qualificar+ , com o objetivo de oferecer qualificação profissional e melhorar as condições de vida das participantes.
O evento de encerramento contou com a presença das representantes do programa Qualificar+: Viviane Paiva, gestora pedagógica; Luciana Cruz, gestora territorial; e Sofia Portela, assessora jurídica. Além delas, estiveram presentes Andréia Glays e Carlos Benvindo, coordenadores do SOS Periferia, e Milena Velosos, secretária executiva do Instituto Vidas, que atende mais de mil mulheres em situação de vulnerabilidade.
Renata Costa, uma das alunas do curso, é exemplo do impacto positivo da iniciativa. Ex-motorista de Uber, Renata viu no curso uma oportunidade de complementar sua renda. Desde o início das aulas, ela começou a praticar as técnicas aprendidas fazendo pães para suas duas filhas. Hoje ela já recebe encomendas e vende seus produtos, transformando a formação em uma fonte de sustento.
A professora do curso, Daniele Oliveira, destacou o desempenho notável das alunas, muitas das quais nunca tinham trabalhado com panificação. “É impressionante ver como elas evoluíram. Algumas já estão comercializando seus produtos antes mesmo do fim do curso”, afirmou Daniele.
“Essa capacitação faz parte do esforço contínuo do Instituto Centec e seus parceiros para criar oportunidades de emprego e renda, especialmente em comunidades carentes, ajudando a transformar a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou a a gestora Luciana.