Com solução tecnológica de irrigação para produtores rurais, estudantes de Pereiro participam de competição internacional

  • 31 de março de 2025
Image

A partir da necessidade de uma ferramenta com bom custo-benefício para produtores rurais e da consciência sobre o uso sustentável da água na agricultura, alunos de Pereiro desenvolveram um sistema acessível capaz de promover o manejo hídrico em propriedades agrícolas – do pequeno ao grande produtor. Batizado de Smart Irrigation System (SIS), o projeto já foi premiado em diversas feiras de ciência e tecnologia e agora está prestes a ganhar o mundo: o grupo vai participar da etapa latino-americana do Huawei ICT Competition.

A ideia da aplicação surgiu em 2023 na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, a partir das atividades do grupo de Robótica da instituição, sob orientação do professor do Eixo Profissional do Ensino Médio Integrado (EMI), Daniel Mota Vidal. Os docentes do EMI são selecionados e vinculados ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e atuam nas EEEPs localizadas em Fortaleza e no interior do Estado do Ceará, unidades de ensino que compõem a estrutura da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Grupo

Os estudantes do curso técnico em Redes de Computadores Marcos Paulo Dantas Joaquim, João Pedro Leite Pessoa Silveira, Luiz Henrique de Freitas Souza e Yure Henrique Albuquerque partiram do Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica, associado a sensores de umidade do solo, para criar uma ferramenta capaz de monitorar continuamente as condições ambientais e acionar, de forma automática, os mecanismos de irrigação quando necessário.

“Integrando hardware, software e conhecimento científico, os estudantes não
conceberam apenas uma solução funcional, mas demonstraram a viabilidade do projeto como ferramenta estratégica de gestão agrícola. O SIS é um exemplo notável de como a ciência escolar pode impactar positivamente a realidade socioeconômica de comunidades e setores produtivos locais”, disse o professor Daniel.

Aplicativo

A partir dos primeiros resultados positivos, a equipe incorporou um aplicativo móvel integrado de acesso remoto, com o objetivo de proporcionar aos produtores rurais um meio de centralizar a gestão de suas culturas.

“As informações captadas pelos sensores são mostradas no aplicativo, que foi desenhado para ser o mais intuitivo possível. O usuário pode, assim, visualizar dados sobre umidade do solo em tempo real e monitorar as condições de cada sistema de irrigação instalado na propriedade. A intenção desses recursos é dar ao produtor rural maior autonomia, precisão e economia de água e contribuir com práticas agrícolas sustentáveis e tecnologicamente orientadas. Com isso, nosso principal objetivo é desenvolver uma solução com a mais alta qualidade pelo melhor custo para o produtor”, explica Marcos Paulo.

Feiras

O SIS participou de diversos eventos e feiras, como o Ceará Faz Ciência e o Ceará Científico. A visibilidade abriu portas para os estudantes que desenvolveram o projeto: eles foram convidados a estagiar em uma empresa cearense do setor agrícola, onde puderam aperfeiçoar os conhecimentos em atividades de inovação aplicadas à agricultura.

“O SIS surge como uma solução inovadora para otimizar o consumo de água na irrigação, ajudando produtores rurais a irrigar suas culturas de maneira inteligente e econômica. Esse é um projeto que enche de orgulho a nossa educação profissional”, destaca a professora Emmanuelly Diógenes, co-orientadora do projeto.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Lorena Macedo

lorena.crispim@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Renan Honorato

renan.lima@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 99997-4026

E-mail:

comunicacao@centec.org.br