Os aparelhos de ar condicionado estão cada vez mais presentes em residências, escritórios e comércios. Não só a “quintura” contribuiu para a popularização do eletro, mas as novas tecnologias e facilidades de compra permitiram que mais pessoas pudessem acessar esse bem.
O bom uso dos equipamentos passa pela instalação correta e pela manutenção periódica adequada. É o que defende o professor Cézar Araújo, do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Ele é responsável por formar novos profissionais no curso de Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração.
Atualmente, Araújo ministra aulas para moradores do bairro Cais do Porto, por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza, unidade que promove cursos gratuitos de qualificação profissional na capital e na Região Metropolitana por meio do Governo do Ceará.
“O profissional de refrigeração precisa estar qualificado para atender qualquer serviço na área de refrigeração e eletricidade. Estar acompanhando lançamentos de novas tecnologias e de novos gases refrigerantes ajuda para que esse profissional exerça sua profissão com segurança tanto para ele como para o cliente”, reforça o professor.
O curso promovido pelo Centec aborda desde questões técnicas e de sustentabilidade até noções de atendimento ao cliente. “A qualificação profissional é o primeiro passo para a fidelização de clientes, seguido da pontualidade e seriedade para a execução dos serviços.”
Araújo explica que o bom funcionamento dos condicionadores de ar dependem tanto da instalação como da manutenção. Durante o curso, os alunos são orientados a seguir as recomendações dos fabricantes expressos nos manuais de instalação, de forma a garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a saúde de quem os utiliza
“Seguir o passo-a-passo normatizado pelo fabricante garante a boa qualidade, a segurança e a durabilidade do equipamento, e também que a garantia ofertada seja mantida nos prazos estabelecidos. Para algumas marcas, essa garantia pode chegar a 10 anos. Já na manutenção periódica, deve ser feita a limpeza da máquina como estabelecida pelo fabricante, desmontando-a totalmente, a fim de permitir uma boa limpeza no sistema.”
Para se manter atualizado com as novidades do mercado, uma dica do professor para os profissionais da área é cadastrar-se no site dos fabricantes e acompanhar treinamentos e palestras gratuitas, além de procurar um bom curso profissionalizante. Ele alerta para o perigo de vídeos sem procedência dispostos em canais de redes sociais, que podem conter orientações equivocadas e mesmo perigosas.
Renner Gregório é formado na área pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), mas estava sem exercer a profissão há três anos. Decidido a voltar para o ramo, ele se inscreveu no curso do CVT Fortaleza e ressalta a qualidade e atualização dos conteúdos.
“O mundo da refrigeração passou por muita atualização desde que eu me formei no Senai. Quando vi a oportunidade do curso, decidi logo me inscrever, pois uma formação desse tipo não é barata. Esse é um curso atualizado e com mais informação.”
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.