Pesquisadores da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e da Universidade Regional do Cariri (Urca) publicaram artigo na revista internacional Food Chemistry Advances sobre os atributos e potenciais do óleo da semente da moringa.
Considerada uma planta de uso multifuncional, a Moringa oleífera é um dos objetos de estudo do grupo de pesquisa em Biotecnologia de Produtos Naturais (BPN), do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Cariri.
O estudo destaca a capacidade do óleo da semente de Moringa oleifera de inibir o crescimento de determinadas bactérias, tanto no uso isolado como após ser associado com antibióticos convencionais. O artigo completo pode ser lido no site www.sciencedirect.com
“A realização de parcerias permite a junção de estruturas e de expertises para a execução das pesquisas”, celebra o professor Dr. Erlânio Oliveira, coordenador do curso e pesquisador da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Segundo ele, o BPN atualmente dá ênfase ao beneficiamento da Moringa oleifera para a elaboração e enriquecimento de produtos alimentícios. O grupo conta hoje com 12 integrantes, sendo cinco professores pesquisadores e sete estudantes bolsistas de iniciação científica da Funcap.