O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado neste 13 de dezembro, destaca a necessidade de ações voltadas para inclusão e acessibilidade. Nesse contexto, os colaboradores Silvia Carneiro e Pedro de Castro, ambos com deficiência visual, encontraram no Centec condições de trabalho adaptadas às suas necessidades.
Os dois trabalham no Instituto há 14 anos. Pedro afirma que o Centec lhe proporcionou boas oportunidades: “Sempre me senti acolhido aqui. A nova gestão também tem investido em melhorias e em minha evolução profissional. Comecei na recepção, onde trabalhei por muitos anos, e depois fui transferido para a área de logística. Adoro o trabalho dinâmico dessa área, onde as tarefas mudam constantemente e posso ver o impacto direto do meu trabalho”, destaca.
Silvia também compartilha uma experiência positiva sobre sua jornada no Instituto Centec: “Hoje sou assistente administrativa no setor financeiro, mas, em todos os locais onde trabalhei, fui acolhida e tive espaço para evoluir, melhorar e contribuir ainda mais para a empresa”, relata.
Ela destaca que a data representa algumas mudanças, mas ressalta que a comunidade precisa de mais respeito e reconhecimento: “A gente não precisa só de um dia para ser lembrado; todo dia é nosso dia. A gente precisa de respeito todos os dias”.
Para Pedro, o convívio social é essencial para transformar a percepção sobre a deficiência visual: “A convivência amplia a compreensão, mostrando que a deficiência visual se torna algo natural e, muitas vezes, irrelevante no dia a dia. As pessoas com deficiência têm as mesmas capacidades que qualquer outra”, conclui.
Como forma de impulsionar a participação de deficientes visuais, o Instituto Centec destaca o compromisso com a acessibilidade e o respeito às diferenças. A instituição reitera a importância de políticas e práticas que promovam oportunidades equitativas e contribuam para o desenvolvimento profissional de todos os seus colaboradores.