O Instituto Centec, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), realizou na na noite desta quarta-feira (4), no auditório da reitoria do IFCE, a cerimônia de encerramento do Educatech, programa que qualificou professores do Ensino Médio Integrado (EMI), das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), para atender às demandas de um modelo educacional centrado em tecnologia e inovação.
O evento contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte; do coordenador da assessoria de Tecnologia da Informação do Centec, Emanuel Mariano; e do coordenador do Educatech, Igor Paim. O reitor do IFCE, Wally Meneses, participou de forma virtual.
Durante a cerimônia, Acrísio destacou a importância da capacitação docente para o fortalecimento da educação. “Preparar nossos professores para lidar com as demandas do mundo digital é essencial para que possamos oferecer uma educação de qualidade. Vamos procurar o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, para que este curso também seja ofertado aos docentes da rede municipal”, afirmou.
Os professores que receberam os certificados também destacaram o impacto positivo do programa. Para o professor João Paulo Saboya, o curso foi uma oportunidade única. “Essa formação trouxe novas perspectivas e ferramentas para o nosso dia a dia em sala de aula, permitindo que nos adaptemos melhor às inovações”, disse. Já a professora Larisse Lima destacou que o curso foi fundamental para superar os desafios impostos pelas novas tecnologias. “A capacitação nos ajudou a entender e utilizar melhor os recursos tecnológicos, beneficiando não apenas os professores, mas também nossos alunos”, concluiu.
O curso que aconteceu de forma totalmente online, contou com a participação de professores de 115 escolas de todo o Ceará, representando um importante passo para o fortalecimento do Ensino Médio Integrado no Ceará, promovendo a formação continuada de educadores e ampliando o alcance de um modelo educacional que prioriza a inovação e a inclusão tecnológica.