O Instituto Centec, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), realizou, nesta terça-feira, 10, a aula inaugural do projeto EducaTech, que visa qualificar docentes do programa de Ensino Médio Integrado (EMI), executado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), para o atual modelo de educação centrado nas áreas de tecnologia e inovação.
Durante a solenidade de abertura, o professor e coordenador pedagógico do EducaTech, Igor Paim iniciou a aula magna com o tema: “Desafios da Educação Profissional na Era Tecnologica: possibilidades e oportunidades”.
Com mais de 100 escolas de todo o Ceará e 850 professores participantes, o EducaTech é acontece de forma totalmente online com flexibilidade e autonomia. A formação tem uma carga horária total de 140 horas, distribuídas em quatro módulos.
O programa está voltado para temáticas pedagógicas inovadoras, metodologias ativas, tecnologias educacionais digitais, aplicação da inteligência artificial na educação, design educacional, currículo digital, ética e cidadania digital, bem como o desenvolvimento de projetos educacionais na modalidade do Project Model Canvas.
O diretor-presidente, Acrísio Sena, reiterou o compromisso do Instituto com os professores cearenses, além de destacar a importância do programa para o avanço educacional. “O Centec reafirma seu compromisso com a inovação educacional, preparando nossos professores e estudantes para os desafios do século XXI. O EducaTech vai impulsionar a educação profissional do Ceará, ampliando as fronteiras do conhecimento e desenvolvendo projetos pedagógicos que impactarão positivamente a qualidade da educação no Estado”, afirma.
Para o diretor Extensão e Inovação (Deti), Cleyton Monte, o programa prepara alunos e professores para um ensino dinâmico e interconectado. “Além de capacitar os profissionais, estamos moldando um currículo digital que coloca a inovação no centro do processo de ensino-aprendizagem. Nossa missão é garantir que os educadores e estudantes sejam qualificados para potencializar o processo de ensino e aprendizagem”, destaca.
O professor Pierre Bonfim afirmou que o programa vai fortalecer o conhecimento profissional. “Essa qualificação é tão necessária, especialmente em uma área onde há tanto tempo carecíamos de capacitações voltadas diretamente para o nosso campo de ensino, abordando nossas dificuldades e promovendo atualizações”, pontua.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena; do diretor de Extensão e Inovação (Deti), Cleyton Monte; do assessor de Tecnologia da Informação (Deti) e também orientador do EducaTech, Emanuel Mariano; do coordenador pedagógico do EducaTech, Igor Paim; com a Pró-reitora de Ensino, Cristiane Borges; com o Coordenador de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Rodolfo Sena.