A estudante Hannan Lohany, 15, chegou ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza nesta manhã, 06, com grandes expectativas para o início do projeto Conexão Futuro. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Centec com 10 escolas públicas do entorno da unidade que vai proporcionar atividades de inclusão digital e qualificação tecnológica a alunos do Ensino Médio.
Ao todo, participam do projeto 150 jovens, que passarão por formações em Inglês para a Tecnologia, Produção de Jogos, Desenvolvimento Web, Cibersegurança, Análise de dados, Energias Renováveis e Empreendedorismo. “Gosto muito da área de computação gráfica, tenho vontade de me profissionalizar e de ir para a área de Tecnologia da Informação. Acho que o projeto vai ser muito interessante”, espera Hannan.
Os jovens estão distribuídos em 6 turmas, que ocuparão as salas do CVT Fortaleza nos turnos manhã, tarde e noite. Ao todo, as formações somam uma carga horária de 280 horas, entre atividades presenciais e online.
Para o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte, o projeto é resultado de um trabalho em equipe. “Nós temos a concretização de um trabalho em rede, com diretores de escolas com sensibilidade que são nossos parceiros nesse desafio.”
O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, estimulou os alunos a mergulharem no conteúdo dos módulos. “Tenham resiliência e paciência, apostem! Queremos que vocês sejam os grandes impulsionadores e divulgadores desse conhecimento na rede de vocês. A escola pública ganhará e o Centec brilhará cada vez mais.”
Acrísio também pontuou que o intuito é trazer o debate sobre as formações que estão revolucionando o mercado de trabalho na atualidade, como as energias renováveis, tecnologia da informação, da comunicação, o inglês focado na TI, entre outras.