O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) promoveu neste sábado (01), a abertura do curso de Corte e Costura itinerante, a primeira turma será iniciada no Instituto Avivar, no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza. O evento contou com a participação do presidente do Centec, Acrísio Sena e da secretária da Ciência, Tecnologia (Secitece), Sandra Monteiro.
O objetivo do curso é qualificar as participantes para o mercado de trabalho. Através do aprendizado, as estudantes poderão trabalhar em empresas ou como autônomas, possibilitando para suas famílias uma nova fonte de renda. A turma conta com 40 inscritos, sendo dois deles homens.
“O curso de corte e costura vai além de uma formação profissional, ele proporciona uma interação social e o compartilhamento de experiências entre os participantes. Pessoas de diferentes idades e origens se unem em torno do interesse comum pela costura, formando laços e fortalecendo os vínculos da comunidade”, apontou Derijane Bernardo, professora do curso.
A presidente do Instituto Avivar, Pastora Zoza, que irá coordenar o curso, apontou a importância de inciativas como está dentro da comunidade. “É uma oportunidade de profissionalizar oferecendo a chance para eles empreender ou buscar um vaga no mercado de trabalho. Conseguimos fechar uma turma inicial de 40 pessoas e queremos iniciar e terminar com esse mesmo número, por isso, queremos oferecer algo além de aulas, mas também uma assistência social para ajudar na conclusão do curso”, reforçou Zoza.
A secretaria da Secitece, destacou a importância de levar cursos profissionalizantes para dentro das comunidades. “A realização desse curso dentro da comunidade é mais do que um simples evento educacional. Ela representa um passo importante para profissionalizar os membros da comunidade, promovendo a independência e a criatividade por meio do aprendizado de uma habilidade valiosa. Espera-se que essa iniciativa impulsione o desenvolvimento da comunidade como um todo”, disse, Monteiro.
Centec Itinerante
O presidente do Centec ressaltou a relevância dos cursos itinerantes como uma estratégia eficaz para levar a educação profissionalizante a diversas regiões. “Esses cursos têm o poder de transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Eles permitem o acesso à formação profissional de qualidade para pessoas que não teriam oportunidade ou condição de se deslocar em busca de formação”, apontou Acrísio.
Os cursos itinerantes atendem às demandas específicas de cada região, levando em consideração as vocações locais e as necessidades do mercado de trabalho. Sena enfatizou o compromisso do Centec em expandir e aprimorar a oferta de cursos itinerantes, ampliando seu alcance e impacto. “Essa abordagem dinâmica e adaptável permite que mais pessoas tenham acesso à educação profissional de qualidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão social em todo o país”, finalizou o presidente.
Sobre o Centec
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.