Foto: Reprodução/ Helene Santos/ Governo do Ceará
Com um investimento de R$ 16 milhões até 2026, o Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (7), no Palácio da Abolição o edital para a criação da Rede de Pesquisa em Energias Sustentáveis no Ceará. A iniciativa, executada por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), objetiva a criação da Rede de Pesquisas em Energias Renováveis no Ceará. O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte, esteve presente na solenidade.
Poderão concorrer ao edital equipes lideradas por pesquisador com título de doutor e vinculado a uma Instituição de Ensino Superior sediada no Ceará. A rede de inovação deverá abranger as áreas de geração de energia renovável, armazenamento de energia, eficiência energética, tecnologias de hidrogênio verde e desenvolvimento de novos materiais para equipamentos.
Durante o lançamento do edital, o governador Elmano de Freitas salientou a importância desse investimento para posicionar o Estado do Ceará como um centro e referência mundial na produção de hidrogênio verde.
“Um estado como o Ceará, que se coloca como protagonista de energia renovável, que tem o Porto do Pecém, que queremos que seja o porto exportador de hidrogênio verde para mundo, para gerar muita renda e muito emprego para o povo cearense, precisa investir em pesquisa”, ressaltou Elmano.
“O Centec, pode fazer parte desses investimentos, a partir do momento que ele tem duas faculdades tecnológicas (Fatecs), Sertão Central e do Cariri, e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs). Em parceria com universidades do nosso estado, vai somar para aprimorar esses estudos e qualificar a população. O CVTec de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza, já está trabalhando energias renováveis, o local é considerado um dos principais berços desse tipo de geração de energias no Ceará”, explicou Cleyton Monte.
EDITAL
O edital 02/2023 (Funcap Energias Renováveis) terá, conforme governo estadual, valor inicial de R$ 4 milhões em 2023. O mesmo montante deve se repetir, por ano, até 2026. Ainda segundo o Governo, o incentivo para a inovação visa a formação e internacionalização de capital humano e a incorporação de projetos que reúnam diferentes níveis da cadeia de energias renováveis, desde a geração até o consumo final, abrangendo áreas como a geração de energia renovável, armazenamento energético, eficiência energética, tecnologias de hidrogênio verde e desenvolvimento de novos materiais para equipamentos.