O diretor-presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte, esteve presente no lançamento do Observatório do Trabalho, equipamento ao qual o Centec é parceiro. Realizada na manhã desta quinta-feira (20), a solenidade contou com a presença do secretário da Secretaria do Trabalho, Vladysson Viana, do governador Elmano de Freitas, e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
A criação do Observatório se origina na implantação do Programa Cientista Chefe do Trabalho, programa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que alia o conhecimento acadêmico à gestão pública. Nesse sentido, é prevista a elaboração de estudos e pesquisas voltados para o emprego, qualificação profissional e empreendedorismo, englobando os eixos de atuação da SET e do Centec.
O Governo do Ceará criou o Observatório de Políticas Públicas do Trabalho do Estado com o intuito de realizar análise de dados estatísticos sobre mercado de trabalho, emprego e renda do estado, a partir de fontes secundárias como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Trabalho (MTE).
Na oportunidade, também foi feita a inauguração da nova sede da Secretaria do Trabalho (SET), localizada no Centro. O governador Elmano de Freitas também assinou a ordem de serviço da Casa do Trabalhador.