O Instituto Centec participou, nesta quarta-feira, 25, da reunião ordinária do Fórum Lixo e Cidadania do Ceará. A entidade é composta por representantes da sociedade civil, órgãos governamentais e não governamentais, catadores(as) de materiais recicláveis e demais interessados(as) na temática dos resíduos sólidos.
O encontro aconteceu no 4º andar do Ed. Des. Manoel Arízio de Castro (Fórum Autran Nunes), Centro de Fortaleza e contou com a presença da coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Fortaleza, Fabiola Damasceno; com a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira e demais associados.
Para Fabíola, o Centec promove a inclusão digital e vai focar no desenvolvimento profissional do público-alvo do Fórum. “A capacitação tecnológica é uma ferramenta poderosa de transformação social, e a parceria entre nossas instituições pode fazer a diferença na vida de muitos cidadãos. Eles vão aprender a utilizar a tecnologia como ferramenta de empoderamento, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal”, pontua.
O Fórum Lixo e Cidadania do Ceará foi criado em 1999 e reativado em janeiro de 2001, por ocasião da Marcha do Povo de Rua e do I Congresso Nacional dos(as) Catadores(as). É um espaço de discussão da problemática dos resíduos sólidos, em especial nos seus aspectos ambientais, educacionais, organizacionais e do desenvolvimento da cidadania.