O Instituto Centec oficializou, nesta sexta-feira, 21, a criação do Núcleo de Articulação Territorial (NAT) para ampliar a oferta de cursos nas comunidades, promovendo capacitações voltados às demandas específicas de cada região.
O NAT atuará na articulação com lideranças comunitárias, recrutamento de professores e abertura de novas turmas. A iniciativa busca fortalecer o ensino profissionalizante nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo Maranguape, Maracanaú, Horizonte e Caucaia.
De acordo com o coordenador no núcleo, Benevaldo Vieira, a proposta é identificar as necessidades específicas de cada comunidade, garantindo que os cursos ofertados estejam alinhados com as demandas do mercado local e com as vocações econômicas de cada região.
“A nossa é fazer essa articulação direta com as comunidades, entender suas necessidades e levar até elas a formação profissional mais adequada. Também acompanhamos as turmas desde a abertura até a certificação, garantindo que o processo seja contínuo e eficiente”, afirma Benevaldo.
Para o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, o NAT vai ampliar a capilaridade, promovendo oportunidades e desenvolvimento em diversas regiões, ouvindo de perto as demandas locais e garantindo que a oferta de cursos esteja alinhada às necessidades reais da população e do mercado de trabalho”, completa.