O Centec deu início à construção de seu Plano Estratégico de Inteligência Artificial (IA), iniciativa cujo objetivo é consolidar a atuação da instituição na área de tecnologias emergentes, com ênfase na formação profissional e acadêmica.
O encontro contou com a presença diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, do professor Igor Paim, diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFCE (CREaD), da coordenadora de Tecnologia da Informação do Centec, Helen Hilário, marcando o início de uma jornada estratégica voltada à transformação digital e educacional.
Durante a reunião, o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, apresentou a proposta de criação de um programa abrangente na área de Inteligência Artificial (IA), que contemple desde a formação inicial até cursos de pós-graduação. A iniciativa visa integrar ações já em andamento como o projeto EducaTech à nova estratégia, consolidando uma trilha completa de qualificação em IA dentro da estrutura do Centec.
“Nosso objetivo é preparar o Centec para os desafios do presente e do futuro. A inteligência artificial já é realidade em diversas áreas e precisamos garantir que nossos alunos e professores estejam prontos para utilizá-la com propósito e responsabilidade. A formação técnica deve acompanhar as demandas do mercado e da sociedade”, destacou Cleyton Monte.
A proposta prevê a criação de uma trilha formativa contínua, contemplando diferentes níveis de formação e áreas de aplicação da inteligência artificial, com foco na educação, indústria, serviços e gestão pública. A iniciativa também visa, democratizar do acesso às novas tecnologias.
Também estiveram presentes, a coordenadora de Apoio Administrativo Financeiro do IFCE, Laide Ane de Oliveira, o coordenador dos Territórios de Inovação do Centec, Allan Kardec, e o coordenador de Comunicação, Klécio Gonçalves.