O Instituto Centec e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) articularam , nesta sexta-feira, 24, uma parceria para a criação de cursos inovadores voltados para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e produção audiovisual. A iniciativa visa fortalecer a inclusão e a acessibilidade no estado do Ceará, atendendo especialmente às comunidades surdas e com deficientes visuais.
Durante a reunião que formalizou o acordo, estiveram presentes o analista técnico da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Hermínio Lima; a diretora do Centro de Humanidade da Uece, Kadma Marques; a coordenadora do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (Naai), Marisa Aderaldo; auxiliar administrativo do Naai, Francisco Lucas; e a pesquisadora do Laboratório de Tradução Audiovisual (Latav).
Durante o encontro, foram discutidos os papéis de cada instituição e os desafios de criar iniciativas educacionais voltadas para a acessibilidade. Hermínio ressaltou a importância da parceria para o avanço da acessibilidade. “A colaboração entre o Centec e a Uece é uma oportunidade única de promover a inclusão por meio da educação. Estamos criando algo que vai atender às demandas da sociedade”, pontua.