O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) vai atuar com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) na qualificação dos adolescentes e jovens do programa Agente Jovem Ambiental (AJA).
“A ideia é estabelecer um acordo de cooperação técnica para qualificar os AJAs em meio ambiente e ciência e tecnologia, de início, em formato híbrido – presencial e EAD”, explicou Acrísio Sena, diretor-presidente do Instituto Centec, durante encontro com a titular da Sema, Vilma Freire.
Criado em 2021, o AJA tem o objetivo de estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis com foco na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. O programa visa ainda a inclusão social e ambiental dos participantes e o desenvolvimento de competências e habilidades como meio de ampliar as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.
“Queremos incentivá-los a agir melhor e toda qualificação é muito bem vinda, notadamente em termos de educação ambiental, que é um dos pontos centrais do programa”, afirmou Vilma Freire.
O Instituto Centec é uma Organização Social que mantém contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para a oferta de cursos de qualificação profissional para a população cearense, com unidades operacionais em 33 municípios.