O Instituto Centec e o Ecomuseu Natural do Mangue em parceria com o Ecomangue (IFCE Acaraú) estão com inscrições abertas para o projeto Mangueando – curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Preservação e Defesa dos Manguezais no Ceará. A formação é voltada para professores da rede pública de ensino.
As inscrições seguem até o dia 15 de setembro e devem ser realizadas pela plataforma Centec Academy.
No dia 20 de setembro será divulgado o resultados das inscrições e no dia 23 as aulas darão início de forma virtual. Ao todo serão 75 vagas distribuídas em três cidades: Acaraú, Fortaleza e Fortim.
Com intuito de capacitar educadores da rede pública de ensino, o Projeto Mangueando irá abordar de forma transversal a educação ambiental, a preservação e conservação dos manguezais no desenvolvimento das práticas pedagógicas.
A coordenadora do Ecomuseu do Mangue, Fabiana Pinho, reforça a importância da formação para os docentes, visto que é uma oportunidade para promover a educação ambiental no ambiente escolar, o engajamento comunitário, além de fortalecer capacitações técnicas ambientais com educadores.
“É uma iniciativa estratégica para promover a preservação desses ecossistemas vitais. Ela fortalece a educação ambiental, o engajamento comunitário e a formulação de políticas públicas sustentáveis, colocando o Ceará como um exemplo de compromisso com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável”, destaca ela.
Embora o público prioritário seja os professores da rede pública de ensino do Ceará, a formação também está aberta aos docentes da rede privada que se interessem pela temática.