A equipe técnica do Instituto Centec do projeto Impulsiona Ceará, de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL), reuniu-se na manhã desta terça-feira, 11, para o primeiro encontro de alinhamento das novas ações. A reunião contou com as presenças da técnica da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Luana Bandeira, da gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima, e do diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena.
Luana Bandeira apresentou um histórico do projeto, que iniciou em 2021 e foi responsável por identificar e reunir dados de mais de 100 Aglomerações Produtivas (AP) cearenses. Além disso, também foram produzidas ferramentas como relatórios interativos Power BI e as Feiras Impulsiona Ceará, que reuniram diferentes APL e propiciaram oportunidades de negócios. APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica.
Acrísio Sena apresentou sugestões às linhas de ação da nova fase do projeto, que será desenvolvido até 2025. Nesta nova etapa, além da continuidade das consultorias, dos eventos e da identificação de novos arranjos produtivos, a ferramenta Power BI será aprimorada e serão criadas novas ferramentas estratégicas, como Matrizes Insumo-Produto, Planos Estratégicos e Comitês Gestores.
Também participaram do encontro a coordenadora técnica do projeto, Dra. Elda Fontinele Tahim; a analista do Instituto Centec, Dra. Ivna Machado; os analistas da equipe técnica do projeto, Dr. Felipe Pinto da Silva e Dra. Jane Meyre Silva Costa; a coordenadora da Assessoria Jurídica do Centec, Marjory Bezerra; a coordenadora da Assessoria de Planejamento do Centec, Márcia Leite; e o assessor jurídico da Adece, Davi Byron.