Os diretores do Instituto Centec, Acrísio Sena, diretor-presidente, e Cleyton Monte, diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, estiveram reunidos no IFCE Campi Fortaleza com o reitor da instituição, Wally Menezes, e Igor Paim, diretor do Centro de Referência em EaD, para trataram do planejamento estratégico de qualificação profissional do Porto Seco, equipamento que será implementado em Quixeramobim.
Com um investimento de R$ 625 milhões, o Porto Seco será implantado em Quixeramobim à margem da Ferrovia Transnordestina, com o objetivo de ter as instalações como ponto de parada da Ferrovia, efetuando operações de estruturas de carga e descargas para diversos setores produtivos. O projeto de qualificação profissional para a região é uma parceria entre o Centec, IFCE, Funcap e Prefeitura de Quixeramobim para qualificar a população do município e ofertar mão de obra qualificada para uma obra desse porte. A formação profissional visa qualificar, selecionar e avaliar os profissionais que irão atuar nas obras da Transnordestina.
“Esse é o projeto voltado para as obras da Transnordestina e do Porto Seco, nós queremos qualificar todos os profissionais que irão trabalhar nessas obras, oferecendo qualificação profissional de alta qualidade, onde reunimos uma equipe de peso que está à frente deste projeto de qualificação profissional, como o Centec, o IFCE, a Funcap e o município de Quixeramobim. Visando destacar a região por entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados”, ressalta Acrísio.