Desenvolvida pela equipe técnica do projeto Impulsiona Ceará, a Calculadora de Impacto dos Arranjos Produtivos Locais (APL) está recebendo novos dados e funções para auxiliar na tomada de decisão e no planejamento de ações da política de desenvolvimento dos APL cearenses. Com a atualização, a ferramenta gera uma previsão do impacto dos investimentos feitos nos municípios e no arranjos produtivos.
A demanda é uma das ações do projeto, que é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
A aplicação surgiu a partir da necessidade de haver dados sobre o impacto de setores da economia especificado para cada um dos 184 municípios cearenses. Segundo o economista Assuero Saraiva, da equipe técnica do Impulsiona Ceará, isso foi possível a partir do encontro de dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) com a Avaliação Insumo-Produto dos Arranjos Produtivos Locais Cearenses, publicação produzida pelos pesquisadores do Impulsiona Ceará entre 2021 e 2023. O livro está disponível nos sites da Adece e do Centec.
Crédito
Assuero explica que a matriz insumo-produto é uma tabela que demonstra todas as relações de compra e venda de todos os setores. Relacionadas pela Calculadora, as informações fornecem dados sobre os impactos das atividades econômicas sobre o Produto Interno Bruto (PIB), a geração de empregos e os salários pagos, dentre outros fatores da economia cearense.
Um novo alinhamento agora traz para a Calculadora informações do programa Ceará Credi, que concede crédito para microempreendedores e possui uma linha dedicada aos negócios que fazem parte dos APL. “Com as novas informações, a ferramenta gera dados sobre estímulos de crédito, diferenciando se são do tipo capital de giro, fixo ou misto, e como eles podem favorecer a economia dos municípios e os arranjos produtivos como um todo”, explica o economista.
Planejamento
Conforme a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, com a calculadora, é possível avaliar os impactos dos créditos concedidos pelo Programa Ceará Credi em cada Região do Estado.
“A calculadora mede os impactos esperados para cada tipo de crédito concedido aos participantes dos APL. Isso é importante porque torna possível definir prioridades para a aplicação dos créditos, considerando os impactos previstos. Por exemplo: se eu planejo estimular a dinâmica econômica do Vale do Jaguaribe, eu consulto na Calculadora qual APL pode gerar maior impacto e priorizo as aplicações dos créditos nesse arranjo. É uma ferramenta comparativa e de planejamento, dá uma direção forte e de forma automatizada”, explica.
A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima, ressalta que, “com a atualização, a Calculadora de Impacto dos APL poderá ser uma aplicação relevante no planejamento das ações das políticas públicas de desenvolvimento regional realizadas pela Adece e pelas secretarias de Estado”.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da entidade, executada pelo Instituto Centec com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE). Já o Ceará Credi é o programa de microcrédito produtivo do Governo do Ceará, executado pela Adece em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).