A fase 3 do Projeto H-TEC começou nesta quarta-feira (16) com a entrega de seis novos laboratórios didáticos especializados em energias renováveis e hidrogênio verde. O evento online reuniu 300 alunos, parte dos 1.800 selecionados para cursos que seguem até junho de 2025.
Os laboratórios foram instalados em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Mauriti e São Gonçalo do Amarante, com estrutura para formação técnica em energia solar, eólica, hidráulica e hidrogênio verde. O projeto, que já investiu R$ 4 milhões, prevê um total de R$ 34 milhões até 2026, com a meta de capacitar 11.550 profissionais no Ceará.
“A entrega desses novos laboratórios representa um avanço muito importante para o setor de energias renováveis no Ceará. Com essa infraestrutura, estamos formando profissionais qualificados em áreas como energia solar, eólica e hidrogênio verde, fortalecendo a cadeia produtiva e criando novas oportunidades de emprego. Isso prepara o estado para ser um destaque na transição energética no Brasil,” destacou Acrísio Sena, diretor-presidente do Instituto Centec.
Fruto de parceria entre Secitece, Funcap, Instituto Centec e MCTI, o H-TEC visa fortalecer a cadeia produtiva das energias renováveis, preparando o estado para a transição energética e a criação de empregos no setor.