Os mecânicos do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tabuleiro do Norte receberam uma consultoria focada em gestão financeira e formação de preços, para otimizarem o trabalho prestado pelas oficinas, reconhecidas em todo o Brasil pela qualidade dos serviços oferecidos para veículos pesados. A cidade fica no entroncamento da BR-116 com três rodovias estaduais e ao longo dos anos se tornou um polo de reparação automotiva.
Por meio do programa Impulsiona Ceará, os donos de oficinas foram qualificados para gerir seus negócios de forma mais eficiente e moderna. A vocação e o conhecimento da região sobre mecânica faz com que caminhoneiros que vêm de todas as regiões do País parem lá para realizarem revisões e reparos em seus veículos.
Além dos serviços tradicionais que já eram prestados, as novas gerações de profissionais têm maior interesse na automação dos caminhões, nos computadores de bordo e injeções eletrônicas modernas. Com isso, a cidade consegue, atualmente, realizar qualquer serviço de reparação de veículos pesados.
“É um conhecimento completamente enraizado. Além de ter excelentes mecânicos, a cidade também tem muitos caminhoneiros. A frota passa de mil caminhões. As oficinas são negócios que vêm sendo repassados por gerações e agora já despertam novos saberes e interesses nas novas gerações, como a parte de automação dos caminhões” disse Felipe Pinto, pesquisador do Instituto Centec, que atua no programa Impulsiona Ceará.
Ao todo, 12 empresários participaram da consultoria, para modernizar a gestão de seus serviços. “O tema da consultoria foi escolhido pelos próprios produtores. O sistema implantado pode ser adaptado para empresas menores, que ainda não estão utilizando plataformas online e também para as maiores, que já fazem todo o trabalho de gestão informatizado”, ressaltou Luana Bandeira, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Darcyla Lima, pontua a importância do APL para o Estado. “Com o Porto do Pecém e a movimentação cada vez maior da indústria no Ceará, é muito importante que veículos de grande porte encontrem esse tipo de serviço especializado no Estado. O serviço de reparação automotiva de Tabuleiro do Norte tem uma importância socioeconômica grande para a região”, afirmou.
Impulsiona Ceará
O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da SDE, em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.
Entre outras ações, estes APL recebem consultorias individualizadas e um plano de desenvolvimento elaborado pela equipe técnica do programa, pensando nos desafios específicos de cada arranjo. A interiorização do desenvolvimento é um dos objetivos do Impulsiona Ceará.