Alunos do curso de Qualificação Profissional em Audiovisual encerram, nesta terça-feira (10), as atividades com a exibição das curtas metragens no cinema Renato Aragão, em Sobral.
Ao todo, participaram 30 alunos e foram produzidos sete filmes de curta metragem em 220 horas/aula entre junho e dezembro deste ano. O curso teve como objetivo desenvolver a compreensão prática e a habilidade de escrita para audiovisual, com especial atenção à adaptação de pesquisas sociais.
A iniciativa é uma parceria do Instituto Centec pelo Centro Vocacional (CVT) Santa Quitéria, com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), coordenado pelo Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (Labome), que promove a integração entre artes visuais e pesquisa acadêmica.
A sessão contou com a participação do vice-reitor da UVA, Francisco Carvalho; do coordenador do projeto, Nilson Almino; da professora Telma Bessa; da pedagoga da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Ivana Leila; e da articuladora institucional do Centec, Erika Menezes.
Para Nilton, “a qualificação visa dar oportunidade aos cursistas em ter formação de competências para atuar como profissionais no campo do empreendedorismo cultural, captação de recursos para produção audiovisual, produção cinematográfica, seja de ficção ou documentário, criadores de conteúdo online, artistas empreendedores no campo do marketing digital e comunicação para empresas e organizações diversas. Pode também atuar na produção de material audiovisual para escolas, videoaulas e divulgação de atividades educacionais”, destaca.